Contate os serviços de emergência ou grite por socorro. Se você estiver sozinho, mas consegue mover-se, procure ajuda imediatamente. A maioria das mordidas de cobras não é perigosa, mas se você foi atacado por uma espécie venenosa, é crucial receber cuidados médicos assim que possível. Os socorristas saberão quais tipos de cobras podem ser encontrados nessa área e estarão mais aptos a oferecer o tratamento adequado. Chame os paramédicos ou vá até um pronto-socorro imediatamente.
- Você não necessariamente conseguirá determinar se a cobra é venenosa apenas observando a mordida. É melhor buscar auxílio médico imediato, não importando qual seja a aparência do ferimento.
- Mantenha-se tão calmo quanto possível. O pânico acelerará a frequência cardíaca e, se a cobra realmente for venenosa, isso servirá apenas para espalhar o veneno com ainda mais rapidez.[1] Tente se manter tão calmo e relaxado quanto possível.
- Se possível, contate o Corpo de Bombeiros (193) ou o Centro de Zoonose local, buscando conselhos quanto ao que fazer durante a espera.
Tome nota da aparência da cobra. Socorristas e médicos emergenciais precisarão dessa descrição para determinar se a espécie é ou não venenosa. Se possível, tire uma foto da cobra ou, pelo menos, peça a um companheiro de trilha que a grave na mente para confirmar o que você viu.
- Não tente pegá-la — cobras são muito rápidas e, a menos que você seja experiente nessa empreitada, elas terão a vantagem.
- Não ande em direção à cobra ou passe muito tempo tentando observá-la bem, se você estiver em perigo. Essa não é uma atitude segura. Apenas olhe rapidamente para ela e afaste-se logo.
-
Afaste-se da cobra. Você deve sair imediatamente do alcance da cobra para não receber uma segunda mordida. Vá para um lugar seguro e distante do local do ataque. No entanto, evite correr ou ir para muito longe. O seu coração começará a bombear sangue com mais rapidez se você se movimentar muito rapidamente, acelerando a dispersão do veneno pelo corpo.
- Vá para um local que a cobra possivelmente não alcance. Encontre uma rocha plana em um plano elevado, uma clareira ou outra área sem muitos pontos para ela se esconder.
- Tente manter-se tão imóvel quanto possível depois de chegar em um local seguro.
-
Imobilize e apoie a área da mordida. Evite aplicar um torniquete, mas restrinja a movimentação da área. Além disso, mantenha-a no nível ou abaixo do nível do coração. Isso garantirá que — se aquela era, de fato, uma cobra venenosa — a dispersão do veneno seja retardada.
- Manter a parte mordida abaixo do nível do coração retarda o fluxo do sangue de qualquer parte do corpo para o coração, que então o bombearia para todo o organismo.[2]
- Se possível, faça uma tala para evitar a movimentação da área afetada. Use pedaços de madeira ou tábuas, colocando-os em cada lado do membro mordido. A seguir, amarre um pedaço de pano na base, no centro e no topo da tala improvisada para mantê-la no lugar.
-
Remova roupas, joias ou itens apertados. Mordidas de cobras venenosas podem causar inchaço rápido e severo. Até mesmo um pedaço frouxo de tecido pode ficar apertado depois de a área mordida inchar.
-
6
Limpe a ferida tão bem quanto possível, mas não a molhe com água. Pegue um pano limpo embebido em água e limpe a ferida de modo gentil, mas tão profundo quanto possível. Quando a ferida estiver limpa, cubra-a com um pano limpo.
-
7
Espere pela equipe médica ou vá para um pronto-socorro. O melhor a ser feito é encontrar auxílio médico tão logo quanto possível. A boa notícia é que, depois de ter limpado a ferida e retirado quaisquer joias, se houver pouco ou nenhum inchaço, é provável que a mordida não tenha sido feita por uma cobra venenosa. No entanto, mesmo que esse seja o caso, ainda existe o risco de infecção e, por isso, você precisa de atenção médica o quanto antes.
-
8
Evite tomar medidas que piorem a situação. Há diversos mitos comuns sobre como lidar com mordidas de cobra, e alguns deles podem até mesmo piorar a situação.
- Não tente cortar ou chupar o veneno. Cortar a ferida apenas causará mais problemas e aumentará o risco de infecção. Qualquer pessoa que chupe o veneno pode até mesmo engolir uma pequena quantidade e acabar envenenada.
- Não coloque um torniquete ou gelo na ferida. Especialistas acreditam que o torniquete pode restringir demais o fluxo sanguíneo e o gelo, por outro lado, pode aumentar os danos da ferida.[3][4]
- Não beba álcool ou café — isso pode acelerar os batimentos do coração e espalhar qualquer veneno que esteja presente nele. Em seu lugar, hidrate-se com água.
-
9
Entenda os cuidados médicos que você deve receber. No pronto-socorro, você será tratado para inchaço, dores e quaisquer sintomas de uma mordida de cobra venenosa. Dentre eles, incluem-se náuseas, vertigem, formigamento e dificuldades para respirar ou engolir. O pronto-socorro também o deixará em observação para notar quedas na pressão sanguínea, sinais de dano no sangue ou no sistema nervoso, reações alérgicas e inchaço.
- O tratamento dependerá dos sintomas que você desenvolver. Se nenhum se manifestar, você será mantido em observação durante 24 horas, pois, em alguns casos, alguns sintomas demoram a progredir.
- Se a cobra que o mordeu é uma espécie venenosa, você pode receber o tratamento com soro antiofídico. Essa é uma combinação de anticorpos capazes de contra-atacar as toxinas produzidas por cobras que, como tem sido comprovado, é segura e eficaz tanto para adultos como para crianças. Dependendo dos sintomas presentes, você talvez receba mais de uma dose.
- A você também será prescrito um antibiótico de amplo espectro para garantir que a ferida não se infecte. Uma vacina antitetânica talvez seja administrada.
- Para mordidas muito graves, uma cirurgia pode ser necessária.
-
10
Siga as recomendações médicas para o cuidado contínuo da mordida. Depois de receber alta do hospital, a sua preocupação principal será manter a área limpa e coberta, além de seguir às instruções médicas específicas para o cuidado da ferida. Essas instruções devem incluir a frequência da troca de curativos, a forma de limpar a ferida (geralmente com água morna e sabão) e como reconhecer uma possível infecção.
- Sinais de uma infecção em potencial incluem inchaço, sensibilidade, vermelhidão e calor proveniente da área afetada. Se você apresentar qualquer um desses sintomas no local da mordida, contate o seu médico assim que possível.