Aferindo os sinais vitais
Procure no local perigo imediato. Certifique-se de que você não esteja se arriscando ao administrar RCP em alguém inconsciente. Há fogo por perto? A pessoa está caída em uma estrada? Faça o que for necessário para levar você e a pessoa para um local seguro.
erifique o estado de consciência da vítima. Bata gentilmente em seu ombro e pergunte "Você está bem?" de forma alta e clara. Se a pessoa responder, não é necessário fazer a RCP. Caso contrário, dê os primeiros socorros básicos e tome medidas para prevenir ou tratar o choque e verifique se você precisa entrar em contato com os serviços de emergência.
Peça ajuda. Quanto mais pessoas estiverem disponíveis para este passo, melhor. Contudo, você pode fazer isso sozinho. Peça a alguém para ligar para o número de emergência.
Não verifique o pulso. A menos que você seja um profissional médico treinado, as chances são de que você irá gastar um tempo muito precioso procurando por um pulso quando você deveria estar fazendo as compressões.
Verifique a respiração. Ponha seu ouvido perto do nariz e boca da vítima e procure por uma respiração leve. Se a vítima estiver tossindo ou respirando normalmente, não faça uma RCP. Fazer isso pode causar uma parada cardíaca.
Ponha a vítima deitada de costas no chão. Certifique-se de que ela esteja numa superfície tão reta quanto possível - isso irá prevenir que ela se machuque enquanto você faz as compressões no peito.
Coloque a palma da mão logo acima do osso esterno da vítima, exatamente entre os mamilos.
Coloque a segunda mão em cima da primeira, com os dedos entrelaçados.
osicione seu corpo diretamente por cima das mãos, para que seus braços estejam retos e firmes.
Faça 30 compressões torácicas. Pressione com ambas as mãos diretamente acima do esterno para fazer uma compressão, o que ajuda o batimento cardíaco. As compressões torácicas são mais críticas para corrigir os ritmos anormais de batimento cardíaco (fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso).
Continuando o processo até a ajuda chegar
Diminua as pausas na compressão torácica que ocorrem quando há troca de socorrista ou ao se preparar para um choque. Tente limitar as interrupções para menos de 10 segundos.
Certifique-se de que as vias aéreas estejam abertas. Ponha sua mão na testa da vítima e dois dedos no queixo dela e incline a cabeça da vítima para trás para abrir as vias aéreas.
Faça duas respirações boca-a-boca (opcional). Os socorristas não mais consideram estas respirações necessárias para a RCP, já que a compressão torácica é mais importante. Se você tiver treinamento na técnica de RCP e estiver totalmente confiante, faça duas respirações boca-a-boca depois de ter dado 30 compressões torácicas. Se você nunca fez uma RCP antes, ou tem treinamento, mas está enferrujado, fique apenas com a compressão torácica.
Repita o ciclo de 30 compressões torácicas. Se você também estiver fazendo respirações boca-a-boca, continue fazendo um ciclo de 30 comrpessões torácicas e 2 respirações.
Continue a RCP até que alguém venha trocar de lugar com você, ou o auxílio médico chegue, ou você esteja cansado demais para continuar, ou um desfibrilador externo automático esteja disponível para uso imediato, ou os sinais vitais retornem.
Usando um DEA (Desfibrilador Externo Automático)
Use um DEA (Desfibrilador Externo Automático). Se houver um DEA disponível na área imediata, use o mais rápido possível para fazer com que o coração da vítima volte a bater.
Ligue o DEA. Ele deve ter comandos de voz que dizem a você o que fazer.
Exponha completamente o peito da vítima. Remova quaisquer colares de metal ou sutiãs com peças metálicas. Procure por piercings no corpo ou evidências de que a vítima tenha um marca-passo ou um desfibrilador cardioversor implantável (deve ser indicado por uma pulseira médica).
Prenda as pás aderentes com os eletrodos no peito da vítima. Siga as instruções no DEA para o posicionamento das mesmas. Coloque as pás a pelo menos 2,5cm de distância de qualquer piercing de metal ou dispositivos implantados no corpo da vítima.
Pressione analizar na máquina DEA. Se um choque for necessário, a máquina irá notificar você. Se você precisar dar o choque na vítima, certifique-se de que ninguém esteja encostando nela.
Remova as pás com os eletrodos e continue a fazer a RCP por mais 5 ciclos antes de usar o DEA novamente.